Outubro Verde – Mês de Combate à Sífilis Congênita
O que é Sífilis?
É uma infecção sexualmente transmissível. Quando não tratada, ela acarreta graves prejuízos à saúde.
Quem pode ter doença?
Qualquer pessoa que tenha mantido relações sexuais desprotegidas, sem o uso do preservativo. A sífilis também pode ser transmitida aos bebês na gravidez.
Quais são os sinais e sintomas?
Um dos primeiros sintomas da doença é uma pequena ferida (cancro duro), indolor, no pênis, na vagina, na boca ou no ânus. A ferida costuma desaparecer em alguns dias, mesmo sem tratamento. Entretanto, a bactéria causadora da doença continua ativa na corrente sanguínea.
Se a sífilis não for tratada corretamente, após alguns meses, ela pode voltar a se manifestar, com manchas em várias partes do corpo, principalmente nas palmas das mãos e sola dos pés.Estes sintomas também desaparecem sem o tratamento, porém a doença continua avançando. Quando não identificada e tratada, a sífilis pode provocar cegueira, paralisia, doenças neurológicas e problemas no coração.
Sífilis Congênita
É quando a sífilis é transmitida de mãe para filho, caso não seja realizado o diagnóstico e tratamento e tratamento durante a gestação. A doença acarreta inúmeros problemas de saúde ao bebê ou abortamento.
Toda mulher grávida deve fazer pré-natal e realizar o exame para sífilis, na 1ª consulta e no 3° trimestre da gestação. Se der positivo, a mãe e o parceiro devem fazer o tratamento para evitar a contaminação do bebê.
Redes Sociais