Festival “Limeira ao Luar” é sucesso no município
A noite do último sábado (24/08) foi marcada por muita música e o melhor da culinária mineira no “1º Limeira ao Luar - Festival de Gastronomia Típica e Música”. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Rosário da Limeira e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e é parte integrante da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.
A Praça Nossa Senhora de Fátima foi o local escolhido para receber a 1ª edição do festival que contou com apresentações da dupla local “Cardoso Viola e Fernando Júnior” e do “Alan do Forró”. Diversos pratos típicos foram vendidos como feijoada, canjiquinha, canjicão, porções, doces e o famoso pastel do Murilo, conhecido na região. Além disso, todo o dinheiro arrecadado foi destinado para as instituições COMVIDA, APAE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Casa da Vovó Noêmia Pimentel Vital, Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benine Bonato e Escola Estadual Cônego Américo Duarte.
Um dos diferenciais do evento foi a entrega do prêmio “Em defesa de Rosário da Limeira, sua Cultura, História Arte e Valores”, cujos comtemplados foram os irmãos Elvécio Geraldo Gonçalves da Silva e Maurílio Gonçalves da Silva.
Segundo o Presidente do COMPAC, Alexandre Braga, as pessoas premiadas foram escolhidas pelo conselho, pois são representantes da culinária local: “Os homenageados são limeirenses que contribuíram com a formação e história do nosso município. Realizamos esse evento para medir como seria recepção da população e foi muito bem aceito”.
Proteção ao Patrimônio Cultural
A Administração 2017-2020 vem investindo em diversas políticas, projetos e ações com objetivo de proteger o patrimônio cultural e valorizar a identidade e cultura mineira. O município já colhe os primeiros frutos desse trabalho, já que este o ano conseguiu habilitação para receber recursos do ICMS do Patrimônio Cultural.
“As atividades festivas estão dentro de um conceito para oferecer mais cultura e entretenimento para a população. Estamos fortalecendo a captação de recursos, como do ICMS do Patrimônio Cultural que o município não tinha, para que possamos cada vez mais investir nessas atividades. Escolhemos nesta 1ª edição do festival resgatar a culinária que sempre fez sucesso na cidade e região”, destaca o Prefeito José Maria da Silva.
Redes Sociais