Conselho e Secretaria de Saúde promovem a VI Conferência Municipal de Saúde
A Prefeitura Municipal de Rosário da Limeira, Secretaria e Conselho Municipal de Saúde promoveram, na última sexta-feira (12/04), a VI Conferência Municipal de Saúde que teve como tema a “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento ocorreu no Centro de Apoio a Cultura e Meio Ambiente e contou com a presença de funcionários do setor da saúde, representantes da comunidade e autoridades locais.
O objetivo do encontro foi propiciar o debate acerca das políticas de saúde, reafirmar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a necessidade de financiamento adequado, mobilizar o diálogo com a sociedade, além de elaborar propostas para melhorias do setor.
Durante a manhã, os presentes contaram com a apresentação cultural do Pastor José Lúcio de Oliveira, com o depoimento do usuário do SUS Daniel Pereira - que realizou todo o tratamento de câncer e transplante de médula por meio da rede pública de saúde - e as palestras “Financiamento do SUS”, ministrada pela Diretora Administrativa do Hospital São Paulo, Rita de Castro, e “Consolidação dos Princípios do SUS”, apresentada pelo Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (CISLESTE), Renê Magalhães.
Em sua exposição, a Diretora Rita de Castro explanou sobre o desenvolvimento do SUS e como ocorre a distribuição de recursos para os municípios: “O SUS é um direito de todos, mas tem recursos finitos e por isso é fundamental ter uma organização, um trabalho em rede para que os recursos sejam bem direcionados e a população possa ser melhor assistida.” Já Renê Magalhães, destacou a consolidação do SUS e sua evolução ao longo dos anos, além de reafirmar a importância das discussões das políticas públicas: “O SUS se transformou no que é hoje a partir de debates. A Conferência é um momento de reflexão para ver os erros, acertos e ajustes e, levar essas propostas para os níveis estadual e federal”.
Já durante a tarde, os participantes foram divididos em três grupos para a elaboração de propostas para melhorias da área da saúde no âmbito municipal, estadual e federal que, em seguida, foram apresentadas e votadas.
Vale destacar que as proposições aprovadas farão parte do Relatório Final da Conferência e poderão ser apresentadas na Conferência Estadual de Saúde.
Redes Sociais