Prefeitura inicia trabalho de desratização dos bueiros da cidade
A Prefeitura Municipal de Rosário da Limeira, por meio do Departamento de Endemias e Vigilância Sanitária, iniciou nesta quinta-feira o trabalho de desratização dos bueiros e bocas de lobo da cidade. A ação é prevista para diminuir o risco de as pessoas contraírem leptospirose, doença transmitida por roedores e que se torna mais comum no período de chuvas, quando aumenta a quantidade de água contaminada.
O Coordenador de Vigilância em Saúde Alex Silva explica que desratização é feita colocando blocos de raticidas, amarrados por arames, nos bueiros:“Os venenos utilizados hoje são considerados "inteligentes", pois eles não matam o rato de imediato, mas depois de dois ou três dias após consumo. Neste intervalo de tempo, toda a colônia já se alimentou do veneno, garantindo melhor resultado na eliminação de focos de ratos. É importante que a população não retire os raticidas dos bueiros para levá-los para suas casas, pois os bueiros são os locais adequados para os ratos consumirem o veneno. Caso contrário, quando alguém leva este tipo de veneno para casa, acaba também levando os ratos para dentro da sua residência.”
A equipe do Departamento de Endemias e Vigilância Sanitária destacou ainda algumas medidas simples que podem ser adotadas para contribuir para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas:
- Acondicionar o lixo em recipientes e locais adequados, de preferência protegidos da chuva e elevados, para evitar o acesso de animais;
- Colocar o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo e em local adequado;
- Manter residências, quintais e terrenos baldios limpos, evitando acumular entulho ou materiais inservíveis;
- Recolher alimentos, restos de ração e água dos animais domésticos durante a noite;
- Eliminar, cobrir ou telar recipientes que acumulam água;
- Limpar semanalmente recipientes e estruturas que podem conter água, como bebedouros de animais domésticos.
Redes Sociais